Olá, faço hoje minha primeira análise! No caso sobre a VALE, a qual analisarei o caso de Mariana e possíveis situações pós Brumadinho. Devo atentar que esta é uma análise com foco somente no gráfico, excluindo qualquer viés político, social ou ideológico.
O acidente de Mariana (5/11/2015), sinalizado no gráfico pela seta vermelha, configurou uma queda de ~50% em 77 dias. Rompeu o canal de baixa e se segurou na região dos R$8,00. Agora vejamos um belo exemplo de simetria! Nos 77 dias posteriores, toda a queda anterior foi redefinida por uma alta na mesma proporção! Em 77 dias o ativo subiu ~100% desde o último fundo e não parou mais. A VALE engatou no canal de alta que continua até hoje. Por curiosidade, demarquei no gráfico o quanto a Vale subiu, em 1 ano, desde o fundo pós Mariana: aproximadamente 300%. Não é a toa que a Vale está entre as maiores empresas de mineração do mundo.
Agora enfrenta a mesma situação de 3 anos atrás, dessa vez com proporções maiores. Defino como Alvo principal a região dos R$33-34, que seria os 100% de Fibo do pivô e uma região importante que apresentou uma resistência histórica e que poderá servir de suporte. Para quem gosta de figuras, seria o alvo do OCO. Caso atinja esse valor, representaria uma queda de ~40% do último fechamento.
Devemos lamentar pelo ocorrido e esperar que as devidas medidas sejam tomadas. Como investidores, nos resta acompanhar o desfecho de tudo e deixar a emoção de lado.
Agradeço qualquer sugestão/crítica , sempre visando melhorar!
המידע והפרסומים אינם אמורים להיות, ואינם מהווים, עצות פיננסיות, השקעות, מסחר או סוגים אחרים של עצות או המלצות שסופקו או מאושרים על ידי TradingView. קרא עוד בתנאים וההגבלות.