ReutersReuters

Santander regista lucro trimestral recorde com unidade retalho, mas atrasa resultados Reino Unido

O Santander SAN registou um lucro líquido recorde no terceiro trimestre, graças a um sólido desempenho do seu principal negócio de retalho e a um controlo rigoroso dos custos, num conjunto de resultados ensombrado por uma decisão judicial britânica sobre as corretoras de financiamento automóvel.

Globalmente, o lucro líquido do grupo no terceiro trimestre aumentou 12% em termos anuais para os 3,25 mil milhões de euros (3,5 mil milhões de dólares) face aos 3,1 mil milhões de euros esperados pelos analistas numa sondagem da Reuters.

Os resultados do terceiro maior banco da Zona Euro foram ajudados por um declínio de 9% nas provisões líquidas para perdas com empréstimos e uma queda de 2% nas despesas operacionais.

Na segunda-feira, a unidade do Santander no Reino Unido, que normalmente publica os seus resultados separadamente, disse que adiou a divulgação dos seus resultados na sequência de uma decisão do tribunal de Londres, na semana passada, que ordenou aos corretores de financiamento automóvel que informassem plenamente os clientes sobre as comissões quando contraem empréstimos para automóveis.

O Santander UK, um dos principais fornecedores de financiamento automóvel no Reino Unido, afirmou que levaria algum tempo a avaliar o impacto da decisão.

Um porta-voz do Santander disse, na segunda-feira, que o banco não esperava qualquer impacto material sobre a posição financeira do grupo decorrente de uma revisão pela Autoridade de Conduta Financeira relacionada com a decisão do tribunal de Londres sobre o financiamento automóvel.

O Santander incluiu os resultados da sua unidade britânica nos lucros do grupo.

O lucro líquido no Reino Unido caiu 18,6% em termos anuais no terceiro trimestre, enquanto que as receitas de empréstimos caíram 6,6% por entre uma forte concorrência no mercado de hipotecas.

UNIDADE DE RETALHO AUMENTA OS LUCROS

Os lucros gerados pela unidade de retalho, o principal contribuinte para os resultados das cinco unidades globais recentemente criadas, aumentaram 17,5%, enquanto que a unidade de 'wealth' e seguros aumentou 12,85%.

O lucro líquido da unidade de Banca de Empresas e de Investimento diminuiu 5% em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, altura em que o banco libertou provisões.

Os lucros mais elevados ajudaram a elevar o rácio global de retorno sobre o capital tangível (ROTE) do Santander, uma medida de rentabilidade, para 16,2% em Setembro, de 14,8% nos primeiros nove meses de 2023. Isto permitiu ao Santander manter o seu objectivo de ROTE para 2024 acima dos 16%.

($1 = 0,9251 euros)

Texto integral em inglês:

התחבר או צור חשבון בחינם לתמיד כדי לקרוא את החדשות האלה

חדשות נוספות מאת Reuters

עוד חדשות