Como usar o Stock Heatmap no TradingView para encontrar novas oportunidades de investimento nos mercados globais de ações, incluindo ações dos EUA, ações europeias e muito mais.
Etapa 1 - Abra o mapa de calor do estoque
Clique na seção "Produtos", localizada na parte superior central ao abrir a plataforma. Em seguida, passe o mouse em "Rastreadores" e na seção "Mapa de calor", escolha "Cripto" ou "Ações". Os membros que usam o aplicativo TradingView no PC ou Mac também podem clicar no símbolo "+" na parte superior da tela e depois em "Mapa de calor - Ações/Cripto".
Passo 2 - Crie um mapa de calor com ações específicas
Depois que o Mapa de calor estiver aberto, você poderá criar um Mapa de calor com base em vários mercados de ações globais diferentes, incluindo S&P 500, Nasdaq 100, ações da União Europeia e muito mais. Para carregar esses índices, você deve clicar no nome do índice atual selecionado, localizado no canto superior esquerdo da tela. Neste exemplo, temos o mapa de calor S&P 500 carregado, mas você pode carregar qualquer índice de sua escolha abrindo o menu de pesquisa e procurando o índice de sua escolha.
Etapa 3 - Personalize o Mapa de calor
Os traders podem configurar seu Mapa de calor para criar visualizações altamente personalizadas que ajudarão a descobrir novas ações, insights e dados. Nesta seção, mostraremos como fazer isso. Continue lendo!
"POR TAMANHO":
Altera a forma como as empresas são dimensionadas no gráfico. Se clicarmos em "Valor de mercado" no canto superior esquerdo do Mapa de calor, podemos ver as diferentes formas de configurar o Mapa de calor e como as ações são dimensionadas. Por padrão, "Valor de mercado" é pré selecionado, o que significa que uma empresa com maior capitalização de mercado aparecerá maior do que empresas com menor capitalização de mercado. Vamos ver as outras opções disponíveis!
Número de funcionários: mede o tamanho dos quadrados com base no número de funcionários da empresa. Quanto maior o tamanho, mais funcionários ela possui em relação às demais empresas. Por exemplo, no S&P 500, o Walmart tem o maior tamanho com 2,3 milhões de funcionários. Se compararmos com o McDonalds, que tem 200.000 funcionários, podemos ver que o tamanho quadrado do Walmart é 11 vezes maior que o do McDonalds. Esses dados geralmente são atualizados anualmente.
Rendimento de dividendos, %: Se você escolher esta opção, terá o tamanho dos quadrados dispostos de acordo com o percentual anual de dividendos oferecido pelas empresas. Quanto maior o dividendo, maior o tamanho do quadrado. É importante observar que as empresas sem dividendos não aparecerão no mapa de calor quando você optar por organizar o tamanho por Rendimento de dividendos, %.
Relação Preço/Lucros (P/L): É um cálculo que divide o preço da ação com o lucro líquido, dividido pelo número de ações da empresa. Normalmente o P/L de uma empresa é comparado com outros do seu setor, ou seja, seus concorrentes, e serve para encontrar oportunidades de investimentos subavaliadas ou, ao contrário, para ver empresas que estão supervalorizadas no mercado. Muitas vezes, altos índices de P/L indicam que o mercado reflete boas expectativas futuras para essas empresas e, inversamente, baixos índices de P/L indicam baixas expectativas de crescimento. Voltando aos mapas de calor, ele dará um tamanho quadrado maior para as empresas com maior relação P/L nos últimos 12 meses. As empresas que estão com prejuízo não aparecerão no mapa de calor, pois possuem um P/L indeterminado.
Razão de Preços sobre Vendas: O P/V compara o preço das ações de uma empresa com sua receita. É um indicador do valor que os mercados financeiros atribuíram aos lucros de uma empresa. É calculado dividindo o preço da ação pelas vendas por ação. Um índice baixo geralmente indica que a empresa está subavaliada, enquanto um índice alto indica que ela está supervalorizada. Esse indicador é comparado, assim como a relação P/L, com empresas do mesmo setor e também é medido ao longo do ano fiscal mais recente. Um P/V alto indica maiores expectativas de lucro para a empresa e, portanto, também pode ser considerado supervalorizado, e vice-versa, empresas com P/V menor do que seus concorrentes podem ser consideradas subvalorizadas.
Relação de Preços sobre Valor Patrimonial: O valor P/B mede o preço da ação dividido pelo valor contábil de seus ativos, embora não conte elementos como propriedade intelectual, valor da marca ou patentes. Um valor de 1 indica que o preço da ação está alinhado com o valor da empresa. Valores altos indicam sobrevalorização da empresa e abaixo, sobrevenda. Novamente, como no P/L e P/V, é recomendável compará-los com empresas do mesmo setor. Em relação aos mapas de calor, organizar o tamanho dos quadrados por P/B dá maior tamanho às empresas com valores altos e é medido pelo ano fiscal mais recente.
Volume (1h, 4h, D, S, M): mede o número de ações negociadas de acordo com o intervalo de tempo escolhido. Dentro dos mapas de calor vem por padrão o volume diário, mas você pode escolher outro dependendo se sua estratégia é intradiária, swing trading ou longo prazo. É importante observar que as empresas com um grande número de ações em circulação obterão um maior volume de negociação regularmente.
Volume*Preço (1h, 4h, D, S, M): Volume por preço ajusta o volume ao preço da ação, ou seja, multiplicando seu volume pelo preço atual da ação. É um indicador mais confiável do que o volume, pois algumas ações de pequena capitalização ou penny stocks com um grande número de ações não apareceriam na lista entre aquelas com o maior volume negociado. Também disponível em intervalos de tempo de 1 hora, 4 horas, diário, semanal e mensal.
POR COR:
Nesta área, poderemos configurar como os estoques individuais são coloridos no mapa de calor. Se você está se perguntando por que algumas ações são mais vermelhas ou verdes do que outras, não se preocupe, pois mostraremos como isso funciona. Por exemplo, clique no canto superior esquerdo do mapa de calor onde diz "Performance D,%" e você verá as seguintes opções:
Performance 1h/4h/D/S/M/3M/6M/YTD/Year (Y), %: Esta opção é a mais utilizada, onde escolhemos a intensidade das cores com base na mudança de performance por hora, 4 horas , diariamente, semanalmente, mensalmente, em 3 ou 6 meses, no ano atual e nos últimos 12 meses (Y). Dica: esse recurso funciona em conjunto com o multiplicador de calor localizado no canto superior direito do mapa de calor. Por padrão, x1 vem com 3 níveis de intensidade para ambas as ações em positivo e negativo, bem como um em cinza para ações que não apresentam uma mudança significativa no preço. Toma como referência valores abaixo de -3%/-2%/-1% para ações em negativo ou acima de +1%/+2%/+3% para ações em positivo e cada um dos níveis pode ser ligado ou desligado independentemente.
Quanto a como configurar este parâmetro, você pode usar as seguintes configurações de acordo com os intervalos escolhidos. Para intervalos de 1h/4h, são recomendados multiplicadores de: x0,1/x0,2/x0,25/x0,5. Para mapas de calor diários, o multiplicador padrão seria x1. E, finalmente, para intervalos semanais, mensais, de 3 ou 6 meses e anuais, recomenda-se aumentar o multiplicador para x2/x3/x5/x10.
Variação pré-mercado/pós-mercado, %: Quando esta opção é selecionada, você pode monitorar as mudanças antes da abertura do mercado e após o horário comercial (este recurso não está disponível em todos os países). Por exemplo, se selecionarmos a alteração da sessão de pré-mercado do Nasdaq 100, veremos os movimentos do dia entre 4h e 9h30 (fuso horário EST). Ou, se preferirmos analisar o pós-mercado Nasdaq 100, teremos que escolher essa opção; isso cobriria as 16h. às 20h fuso horário. Para mapas de calor em negociações após o expediente, recomendamos o uso de multiplicadores de calor muito baixos (x0,1; x0,2; x0,25; x0,5).
Volume relativo: Este indicador mede o volume de negociação atual em comparação com o volume de negociação no passado durante um determinado período e mede o nível de atividade de uma ação. Quando uma ação é negociada mais do que o normal, seu volume relativo aumenta. Consequentemente, a liquidez aumenta, os spreads costumam ser reduzidos, costuma haver níveis onde compradores e vendedores estão brigando intensamente e onde pode ocorrer uma tendência importante. As estratégias possíveis são diversas. Existem traders que preferem entrar na ação em picos de volume relativo muito altos, e outros que preferem entrar em picos baixos, onde os movimentos tendem a ser menos parabólicos no curto prazo. No mapa de calor do estoque, o volume relativo é identificado nas cores azuis. Os multiplicadores de calor de x1, x2 ou x3 são geralmente os mais comuns para analisar o volume relativo de estoques. Vamos fazer um exemplo: imagine que queremos ver os movimentos mais incomuns no Nasdaq 100 de hoje após o fechamento do mercado. Selecionamos a cor por volume relativo e aplicamos um multiplicador de calor padrão de x1. Então, para poder ver apenas as ações que mais se destacam, desmarcamos os números 0; 0,5; 1 no canto superior direito da tela. Depois disso, teremos reduzido o número de ações para um grupo menor, onde poderemos ver gráfico a gráfico o que aconteceu com eles e se há uma oportunidade interessante de negociação.
Volatilidade D, %: Mede a quantidade de incerteza, risco e flutuação das variações durante o dia, ou seja, a frequência e intensidade com que o preço de um ativo varia. Uma ação geralmente é chamada de volátil quando representa uma volatilidade muito alta em comparação com o restante do índice escolhido. Volatilidade costuma ser sinônimo de risco, já que a oscilação do preço é maior. Por exemplo, queremos investir em uma ação com dividendos no mercado americano, mas temos certa aversão ao risco. Para tanto, decidimos buscar uma ação com alto rendimento de dividendos e baixa volatilidade. Selecionamos a fonte do índice "S&P 500 Index", depois dimensionamos por "Rendimento de dividendos, %" e colorimos por "Volatilidade D, %". Agora, desativamos os níveis de intensidade de calor superiores a 2%, mas superiores a 0% (aqueles que não sofrem movimentação, geralmente possuem baixa liquidez). A partir da lista obtida, analisaríamos os gráficos das 10 empresas que nos oferecem o melhor dividendo.
Gap, %: Esta opção mede a diferença percentual entre a vela de fechamento do dia anterior e a vela de abertura do dia atual, ou seja, a diferença em porcentagem de quando o mercado fecha para quando ele abre novamente.
POR GRUPO:
Aqui você pode ativar ou desativar o modo de grupo. Por padrão, todas as ações são agrupadas por setor, mas se você selecionar ‘Sem grupo’, verá toda a lista de empresas do índice selecionado como se fosse um único setor. É ideal para visualizar oportunidades em um nível geral, você pode classificar diretamente por porcentagem de dividendos e ver as empresas no índice com o melhor dividendo do maior para o menor ou, por exemplo, as ações com melhor rendimento por tamanho de capitalização de mercado. Outra observação importante é que, quando você optar por agrupar ações por setor, poderá ampliar um setor específico clicando no nome do setor. Assim, você poderá analisar com mais profundidade os ativos daquele setor.
ALTERNAR TAMANHO ÚNICO:
Aqui você pode dividir todas as ações do índice selecionado de forma completamente igual em tamanho, respeitando a ordem da configuração escolhida. Ou seja, se tivermos alternado o tamanho único por capitalização de mercado, todas as ações terão o mesmo tamanho ao quadrado, sendo as primeiras as de maior capitalização, da maior para a menor.
FILTROS:
Uma das configurações mais interessantes, onde permite filtrar determinados dados para eliminar "ruído" e ter uma seleção de ações interessantes de acordo com os critérios escolhidos. É importante observar que nos filtros podemos ver em cada um dos parâmetros onde a maioria das ações está localizada por linhas verticais de cor azul. É especialmente útil em índices onde estão incluídas todas as ações de um determinado país, por exemplo, o índice de todas as empresas dos Estados Unidos. Fazer um bom filtro vai te ajudar a encontrar empresas em um mapa de calor com critérios bem específicos. Os parâmetros são os mesmos encontrados na seção POR TAMANHO, ou seja, capitalização de mercado, número de funcionários, rendimento de dividendos, relação preço/lucro, relação preço/vendas, relação preço/contabilidade e volume (1h/4h/D/W /M).
Listagem principal: Quando você trabalha em um índice com ações que podem ser, por exemplo, de outro país ou não negociadas no mercado principal, elas serão categorizadas fora da listagem principal.
CONFIGURAÇÕES DE ESTILO:
Aqui você pode alterar o conteúdo da parte interna dos quadrados do mapa de calor:
Título: O símbolo ou ticker da empresa (por exemplo, AAPL - Apple Inc.). Logo: O logotipo da empresa. Primeiro valor: Mostra o valor que você escolheu na seção POR COR (desempenho 1h/4h/D/S/3M/6M/YTD/Y, mudança pré-mercado e pós-mercado, volume relativo, volatilidade D e gap ). Segundo valor: Você pode escolher entre o preço atual do ativo ou seu valor de mercado. Esses valores também estão disponíveis quando você passa o mouse sobre um dos estoques e o mantém sobre o quadrado por alguns segundos.
COMPARTILHAR:
No TradingView, podemos compartilhar facilmente nossa análise de negociação e nossos mapas de calor! Você pode baixar seu Heatmap como imagens ou pode copiar o link para compartilhá-lo em redes sociais como Instagram, Twitter e muito mais.
Se você chegou até aqui, obrigado por ler! Estamos ansiosos para ver como você dominar o Mapa de calor daqui para frente e tudo o que ele tem a oferecer. Também queremos ouvir o seu feedback!
Deixe-nos seus comentários abaixo! 👇
Parabéns por fazer parte da maior comunidade do mundo de Traders e Investidores!
Com carinho, Equipe TradingView! ❤️❤️❤️
💡 Não se esqueça de nos acompanhar também nas redes sociais:
המידע והפרסומים אינם אמורים להיות, ואינם מהווים, עצות פיננסיות, השקעות, מסחר או סוגים אחרים של עצות או המלצות שסופקו או מאושרים על ידי TradingView. קרא עוד בתנאים וההגבלות.