othalessiqueira

Será que a correlação entre o IBOV e o Dólar é sempre negativa?

השכלה
BMFBOVESPA:DOL1!   US Dollar Futures


Embora seja comum observar uma correlação negativa entre o Índice Bovespa e o Dólar na maioria do tempo, é importante notar que essa correlação não é perfeitamente negativa. A relação entre esses ativos pode ser influenciada por diversos fatores, como a política monetária, a economia global, as condições políticas do país e a demanda dos investidores por ativos específicos em determinado momento. Mas vamos entender como essa correlação negativa funciona.

Vamos aos exemplos para ficar mais fácil de entender:

Valorização do Índice Ibovespa e desvalorização do Dólar.

Ao aumentar a expectativa de crescimento da economia, os investidores começam a acreditar que as empresas terão melhores resultados no futuro, e isso pode gerar um aumento na demanda por ações, resultando em uma valorização do índice Bovespa. Com isso, investidores estrangeiros podem começar a comprar ações brasileiras, o que exige a conversão de suas moedas em Real. Essa demanda adicional por Reais pode levar a uma valorização da moeda, já que sua oferta é limitada fazendo assim o Dólar desvalorizar perante ao Real ocorrendo assim um aumento no Índice Ibovespa pela procura de ações e desvalorização do dólar pelo capital estrangeiro entrando no país.

Valorização do Dólar e queda do Índice Ibovespa.

Um aumento na taxa de juros nos EUA geralmente leva a um aumento na procura por títulos do tesouro americano, que são considerados de baixo risco e oferecem maior rentabilidade. Investidores no Brasil podem então vender suas ações de alto risco e converter os Reais recebidos para Dólares Americanos para investir em títulos americanos. Essa demandada para os títulos públicos americanos e as venda de ações pode levar a uma queda no índice Bovespa, enquanto a oferta adicional de Reais no mercado pode fazer com que sua cotação se desvalorize. Portanto, o aumento da taxa de juros nos EUA pode levar à desvalorização do índice Bovespa e à desvalorização do Real fazendo com que o Dólar se valorize.

É importante acompanhar a correlação entre o Índice Bovespa e o Dólar, mas não é recomendável tomar decisões de investimento exclusivamente com base nessa correlação. O investidor deve sempre considerar outros fatores relevantes, como outros indicadores econômicos, analise técnica e fundamentalista, bem como os seus próprios objetivos e perfil de risco. Em outras palavras, não se deve comprar ou vender o Dólar apenas porque ele está “barato” ou porque Índice Bovespa está caindo.

כתב ויתור

המידע והפרסומים אינם אמורים להיות, ואינם מהווים, עצות פיננסיות, השקעות, מסחר או סוגים אחרים של עצות או המלצות שסופקו או מאושרים על ידי TradingView. קרא עוד בתנאים וההגבלות.