מדד Bovespa Index
השכלה

CONSTRUTORES DO CAOS

Existe uma lacuna imensa entre a realidade e a nossa interpretação. Somos tão cheios de tantos sentimentos e pensamentos que em muitas ocasiões a realidade se distorce e nem nos damos conta disso.

Para vencer no mercado financeiro é preciso aperfeiçoar, aprimorar, levar ao estado da arte a nossa capacidade de interpretação. Seria fácil dizer que basta ser racional. Mas as pessoas que formam o que chamamos de mercado não agem de maneira racional.

A gente fica tentando enfiar o mercado dentro de uma fórmula ou método de investimento, mas todo dia ele vai lá e age de maneira diversa. Insistimos em achar que sabemos alguma coisa enquanto que ninguém, nem os maiores “Hedge Funds” do mundo sabem.

Se Warren Buffett tivesse a capacidade de prever o futuro, não precisaria de ler 6 (seis) horas por dia e diversificar um portfólio em tantos investimentos. Se Ray Dalio conseguisse através de seus Princípios saber o que ocorrerá, ele também não iria diversificar em tantos ativos a nível global.

A verdade é que sabemos de nada. E quem repete esse mantra todos os dias sobrevive no mercado. Porque para cada passo dado o chão deverá ser vistoriado, cintos de segurança colocados e a possibilidade de outro caminho planejada.

Como diz o Trader e Filósofo Nassim Taleb, somos iludidos pelo acaso. Quando acertamos achamos que os parâmetros que nos guiavam foram os responsáveis pelas consequências. Quando perdemos, inventamos desculpas e argumentos para enganar a nós mesmos.

É fácil e até bonito falar isso né. Pareço uma pessoa muito sábia, sensata e calculista. Mas não sou. Assim como todos que operam preciso me jogar dentro de um tanque infestado de tubarões com o objetivo de pegar uma bandeira que se encontra no fundo.

Tenho percebido, que quanto mais rápido for meu mergulho, menos risco eu corro de ser atacado. Mas corro o risco de sair da água sem conseguir alcançar a bandeira. Um trade system nunca deve ser considerado perfeito.

O mercado é formado por nós, milhões de cérebros com pensamentos diferentes. Somos construtores do caos. E ainda temos a arrogância de achar que é possível retirar alguma ordem dele.

כתב ויתור