A bolsa Brasileira passou por uma semana extremamente conturbada, disparada do Dólar e queda forte dos principais papéis listados na bolsa ligaram o sinal de alerta dos investidores.
Deixando a análise técnica de lado, me parece que a correção no principal índice da bolsa (IBOV) ainda pode se agravar. Não é nenhum devaneio dizer que o país já volta para um cenário político de crise, reformas necessárias podem demorar mais do que o esperado, e o jogo em Brasília parece ter times cada vez mais divididos e sem previsão de melhorias no curtíssimo prazo.
Do outro lado, temos o entrave entre Estados Unidos e China, que ganha força novamente e começa a ganhar linhas de novela mexicana. Esses dois fatos (na minha análise) são os motivos relevantes para travar o movimento de alta e indicar força para o lado corretivo.
Voltando para análise técnica, no gráfico me parece claro 3 movimentos de alta e 2 corretivos (ondas de Elliot), e uma correção ABC, com alvo primário no primeiro nível de fibo do ciclo completo de alta. Esse nível na casa dos 88 mil pontos, é também onde se encontra a média móvel de 200 dias, ponto esse que pode ser convidativo para compradores, e oferecer pelo menos um "repique" pós queda.
Se o IBOV perder esse nível, não ficaria surpreso com correções mais fortes, e teste próximos dos 80 mil pontos - Temos elementos gráficos e fatores político econômicos de sobra para que isso se torne uma realidade.
Na pior das hipóteses, boas oportunidades de compra vão se apresentar, no longo prazo ainda estou positivo com a bolsa Brasileira.
המידע והפרסומים אינם אמורים להיות, ואינם מהווים, עצות פיננסיות, השקעות, מסחר או סוגים אחרים של עצות או המלצות שסופקו או מאושרים על ידי TradingView. קרא עוד בתנאים וההגבלות.