Agora vamos falar sobre o que são ações, por que as empresas as emitem e por que atraem investidores.
Para fazer isso, imagine uma história. Imagine uma pequena sapataria com um único proprietário. Suponha que o proprietário produza botas de pele de crocodilo. Este produto é único e de demanda, pois tais botas são muito duráveis e confortáveis. Atualmente, o proprietário só pode produzir um par de botas por dia, e o número de pedidos é de 2 pares por dia. Para atender a demanda de seus clientes, ele contrata um funcionário e compra o dobro de couro de crocodilo e outros materiais necessários. Com que dinheiro? Com todos os lucros que ele acumulou anteriormente. A oficina agora atende à demanda por dois pares de botas por dia.
Mais tarde, a oficina recebe um pedido corporativo de 90 pares de botas por mês. Para atender ao novo pedido, devem ser produzidos mais 3 pares de botas por dia, além daquelas 2. Mas de onde virá o dinheiro para comprar todos esses materiais e contratar mais três funcionários? Afinal de contas, mesmo todo o lucro acumulado anteriormente não será suficiente para tal escala. A fim de não perder um grande cliente, o dono da oficina vai ao banco para um empréstimo. O banco está pronto para conceder um empréstimo garantido pela oficina (ou seja, se o proprietário não pagar o empréstimo, a oficina será levada embora). Mas tudo vai bem, o proprietário contrata mais três funcionários, compra materiais e coloca para fora cinco pares de botas por dia. Com os lucros, ele paga o empréstimo e os juros.
Agora, voltemos àquele belo dia em que a loja recebeu um pedido de 90 pares. O proprietário poderia ter recusado o empréstimo e esperado pelo lucro acumulado, mas para isso ele teria que negociar um prazo mais longo com o comprador potencial, e isso poderia ter resultado na perda do pedido.
Acontece que ele precisava do crédito para aumentar a produção rapidamente e, portanto, o tamanho de seu negócio.
Usando o crédito e a constante demanda, nosso dono de oficina atinge o nível nacional e se torna o mais famoso fabricante de botas de pele de crocodilo com inúmeras oficinas em todo o país. Ele começa a ser cercado por pessoas que querem comprar em seu negócio de sucesso.
É aí que ele começa a pensar: por um lado, ele tem um grande negócio lucrativo e, por outro, tem a chance de conseguir dinheiro em troca de oficinas, suprimentos, mão-de-obra dos funcionários, conexões comerciais e reputação. Em resumo, em troca de tudo o que ele criou com suas próprias mãos e cabeça, o que é muito difícil de vender individualmente.
Ele gosta da idéia, mas a fim de manter parte de seu negócio, decide que venderá apenas 25% de sua empresa. Ele faz as contas e percebe que este dinheiro é suficiente para o resto de sua vida (e até mesmo para viver outra vida).
O que segue? Como ele vende algo que ninguém vai comprar em pedaços? Continuaremos da próxima vez.
המידע והפרסומים אינם אמורים להיות, ואינם מהווים, עצות פיננסיות, השקעות, מסחר או סוגים אחרים של עצות או המלצות שסופקו או מאושרים על ידי TradingView. קרא עוד בתנאים וההגבלות.